Entrevista

TozziniFreire Advogados: 45 anos de história

 

Por Fernando Eduardo Serec, Flávia Cristina M. de Campos Andrade, Luis Renato Ferreira da Silva, Marcelo Calliari, Maria Elisa Gualandi Verri, Patrícia Helena Marta Martins e Shin Jae Kim, sócios do Comitê Executivo.

 

 

Há 45 anos, Syllas Tozzini e José Luis de Salles Freire fundaram TozziniFreire Advogados, considerado atualmente um dos principais escritórios brasileiros de advocacia full-service do mercado jurídico, com unidades em São Paulo, Porto Alegre, Campinas, Brasília, Rio de Janeiro e Nova York. Hoje, os sete sócios eleitos do Comitê Executivo trabalham em prol do maior desafio para os próximos anos: manter o importante legado que herdaram dos fundadores.

 

O pioneirismo de TozziniFreire sempre esteve baseado em três valores: excelência, inclusão e inovação. Esses pilares foram fundamentais ao longo da história do escritório e permearam todas as iniciativas conduzidas desde então.

 

Excelência

 

TozziniFreire teve um grande papel na década de 1990, na primeira onda de privatização da infraestrutura. Entre as muitas operações de que o escritório participou, são destaque diversos processos na área siderúrgica, petroquímica e de energia, como a venda da Usiminas no valor de 1,7 bilhão de dólares. De acordo com Flávia Cristina M. de Campos Andrade, sócia que é membro do Comitê Executivo e responsável pelo grupo de Reestruturação e Recuperação de Empresas, essa expertise desenvolvida certamente deixou TozziniFreire ainda mais preparado para a segunda onda que está chegando.

 

“Temos, de fato, uma trajetória profissional que se destaca pela nossa atuação em algumas das maiores transações do país, mas não podemos esquecer de nossas conquistas internas, que também contribuem com a evolução do mercado jurídico brasileiro” – completa Flávia.  

 

O escritório é benchmark por conta de sua organização administrativa e preocupação com questões de impacto socioambiental. TozziniFreire foi o primeiro a criar um programa próprio de Compliance e, desde 2008, adotar também um Código de Ética e Conduta interno, além do Código da OAB. A partir de 2016, passou a contar com uma compliance officer, com acesso irrestrito e reporte ao Comitê Executivo.

 

TozziniFreire tem um estruturado time de Desenvolvimento de Negócios e Comunicação Corporativa, liderado por outros três sócios do Comitê Executivo: Marcelo Calliari, responsável pela prática de Direito da Concorrência, Patrícia Helena Marta Martins, corresponsável pelos times de Tecnologia & Inovação e Cybersecurity & Data Privacy, e Shin Jae Kim, líder da prática de Compliance & Investigação.

 

“Ao longo do tempo, desenvolvemos uma expertise estelar em comunicação e valorizamos o marketing jurídico como importante ferramenta para potencializar nosso serviço” – diz Patrícia. Para Shin, os times jurídicos e administrativos devem sempre andar lado a lado para o melhor funcionamento do escritório. “Sabemos a importância de um Departamento de Desenvolvimento de Negócios e Comunicação bem estruturado e, em TozziniFreire, estamos sempre investindo nesse setor” – finaliza Marcelo. Além disso, ao lado da sócia Maria Elisa Gualandi Verri, o sócio Luis Renato Ferreira da Silva, líder da prática de Contencioso da unidade Porto Alegre, é responsável pela Diretoria de Desenvolvimento Humano e Organizacional, pioneira no mercado jurídico, que foca, principalmente, em campanhas para o bem-estar dos colaboradores.

 

“Em tempos de pandemia, foi ainda mais necessário trabalhar em prol da saúde mental e física dos nossos times; nos adaptamos rapidamente e antecipamos soluções, o que nos tem permitido navegar por esse momento com mais tranquilidade” – diz Luis Renato.

 

São ações de enorme impacto interno que ajudam a posicionar TozziniFreire entre os melhores do mercado.

 

Inclusão

 

Para TozziniFreire, integridade não é um simples pilar de atuação, mas um valoroso pré-requisito a ser observado em todos os negócios e ações. Esse conceito permeia todas as iniciativas do TFInclusão, programa criado em 2018 que consolida as ações sociais do escritório, desde sua fundação em 1976, em três principais frentes: pro bono, diversidade e social. São enfatizados cinco temas divididos em grupos de afinidade, pelos quais o escritório busca ajudar na mudança da atual realidade do mercado jurídico brasileiro.

 

TFAffinity – valores e direitos da comunidade LGBTI+.

 

TFAfro – desenvolvimento de advogados negros, fomentando sua presença em escritórios de advocacia.

 

TFporElas – equidade de gênero e redução de vulnerabilidades.

 

TFMundi – grupo para pessoas em situação de refúgio. Discute dificuldades e possíveis iniciativas.

 

TFsemBarreiras – ações destinadas à inclusão de Pessoas com Deficiência, além do debate e aprendizado sobre assuntos como capacitismo, acessibilidade e redução da desigualdade.  

 

Outro grande marco da história no âmbito de Diversidade e Inclusão é o próprio Comitê Executivo, que há mais de 15 anos conta com a participação de mulheres, e desde 2019 tem sua composição majoritária feminina.

 

“Estamos cientes de nosso papel na sociedade e, mesmo já tendo maioria feminina em nossas equipes e outras iniciativas de grande impacto social, sabemos dos desafios e barreiras que ainda precisam ser ultrapassadas no mercado jurídico quando o assunto são grupos minorizados em geral” – destaca Maria Elisa.

 

TozziniFreire contribui ativamente para uma sociedade brasileira efetivamente mais justa e igualitária. Por meio de sua atuação pro bono, consegue disponibilizar sua expertise jurídica para projetos sociais, instituições sem fins econômicos e pessoas em situação de vulnerabilidade, fazendo do Direito uma verdadeira ferramenta de inclusão.

 

Inovação

 

O escritório é protagonista de iniciativas pioneiras no mercado jurídico brasileiro, como modelo full open-space nas unidades desde 2006, criação de foreign desks para atendimento de regiões globais estratégicas e consolidação inédita de áreas-chave como Compliance e Tecnologia da Informação. Em 2016, foi o primeiro escritório full-service brasileiro a dedicar uma área especialmente para startups.

 

Em 2018, TozziniFreire fundou o primeiro programa de inovação de um escritório brasileiro: o ThinkFuture. Através dele, desenvolveu soluções de entrega avançada a clientes, utilizando tecnologia, legal operations, legal design e visual law como pilares de qualidade.

 

Fernando Serec, CEO e responsável pelas áreas de Contencioso e de Arbitragem, lidera o projeto e garante que investimentos voltados à sustentabilidade empresarial e tecnológicos, como Inteligência Artificial e parcerias com law techs, continuarão sendo feitos, sempre pensando em produtividade, antecipação de soluções e novos setores.

 

Ainda na linha da inovação, destacamos a renovação da marca e nossa expansão nos últimos 12 meses, marcada por 10 contratações recentes de sócios e pelo lançamento de quatro novas áreas e três novos grupos: Empresas e Direitos Humanos; Gerenciamento de Crises; Inovação Financeira, Fintechs e Meios de Pagamento; ESG; Investimentos Sustentáveis e de Impacto; e Gaming e E-Sports. 

 

A nova identidade visual está alinhada aos movimentos dos últimos anos: constante inovação e crescimento, sem deixar para trás as raízes. Após um imersivo estudo na cultura do escritório, foi desenvolvido um manifesto que expressa os valores que são parte de seu dia a dia, como agilidade, criatividade, cultura colaborativa, integridade, respeito à diversidade e foco no cliente, que está sempre no centro das iniciativas. Esse posicionamento direciona, de forma estratégica, os próximos anos de pioneirismo de TozziniFreire, inovando em processos e tecnologias, potencializando talentos e inspirando futuros profissionais.

 

“Continuaremos focados no futuro” – finaliza Fernando.